Qual Será a Importância do Animal na Vida da Criança?

Qual Será a Importância do Animal na Vida da Criança?

crianças1
Um animal transmite tranquilidade à criança.

Já pensastes o quanto é importante um animal na vida de uma criança?

E a cumplicidade que existe entre uma criança e um animal, não é fantástica?

Um dos sonhos mais comuns nas crianças é ter um animal de estimação com que possam brincar, e muito mais nos dias de hoje porque nos deparamos com um problema grave que é a falta de tempo dos pais para estarem com os filhos.

Muitas vezes essa falta é compensada com bens materiais.

Não será muito mais benéfico para a criança proporcionar-lhe a companhia de um animal?

Um  animal transmite tranquilidade à criança, faz-lhe companhia, brinca com ela e ensina-a a respeitá-lo, o que pressupõe um princípio de respeito pelos outros e vai colmatar um pouco a falta de tempo dos pais proporcionando-lhe momentos de felicidade que jamais esquecerá.

[fancy_box id=2]

Este eBook é uma Oferta, clica na imagem e vais recebê-lo no teu email.

Capa_Pai_Rico_Pai_Pobre

[/fancy_box]

Animais e crianças possuem  duas características que fazem com que essa relação seja fácil, porque ambos gostam de brincar e possuem uma comunicação mais gestual do que verbal..

Mas para muitos pais conscientes de que ter um animal é mais uma preocupação, negam por vezes esse sonho aos filhos, esquecendo-se da felicidade e alegria que lhes iriam proporcionar, para além das lições de vida que um quatro patas lhes pode proporcionar.

Vou-te contar um pouco da minha fase de criança, onde a presença de animais sempre foi uma constante.
Gatos, Cães e até periquitos que aprendi a domesticar.

Tinha eu cerca de 5 anos e nessa altura vivia com os meus pais em casa dos meus avós, uma vivenda com um grande quintal, que era óptimo porque poderia brincar ao ar livre sem qualquer perigo.
kalatu-banner3-728x90

Eu que sempre gostei imenso de animais, nada melhor do que isso para poder conviver com eles normalmente animais que apareciam de uma forma inesperada, aquilo que na altura se chamava de “vadios”.

O meus avós na altura tinham um cão de nome Fufu, espectacular com um pelo castanho dourado, orelhas grandes e caídas e um olhar doce, era o meu companheiro nas brincadeiras, além de protetor.

Era mesmo uma criança feliz e livre pois não tinha de estar  dentro de quatro paredes, que é o que acontece à maioria das criança hoje mas sim vivia ao ar livre, convivendo com a natureza e principalmente com os animais que me proporcionavam momentos ainda hoje inesquecíveis.

ninfa
A nossa companheira fiel há 15 anos.

Durante todo o meu percurso de vida sempre convivi com animais e como mãe tendo sempre ao meu lado um pai presente , foi sempre nossa preocupação proporcionar aos nossos filhos essa vivência porque sabemos os dois da importância que isso teria na sua evolução como seres humanos.
Neste momento temos uma cadela que já está connosco há 15 anos e que se juntou a nós com apenas 1 mês e meio de idade é uma Husky Siberiana de nome Ninfa, com os olhos de um azul cintilante, pelo cinza, e uma máscara bem definida.

É Linda e uma companheira fiel.

Sempre tive bastante empatia com os animais e tenho a certeza que a convivência que tive com eles em criança teve muito influência na minha forma de ser hoje, ensinou-me a amar de uma forma incondicional e a respeitar os outros.

 

A partir da convivência com animais, a criança aprende a se relacionar com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, zelo, afecto, carinho e respeito.
baner do blog3

É preciso que as crianças aprendam a conhecer e compreender o seu novo amigo, porque dessa forma vão conseguir criar uma relação especial, que recordarão para sempre como algo de maravilhoso.

Os animais também podem ser fortes aliados no desenvolvimento físico das crianças através de brincadeiras e exercícios. Os cães, por exemplo, exigem caminhadas diárias, isso pode incitar a criança a fazer passeios e jogos ao ar livre.

Além do afecto, os animais também podem produzir outros benefícios para a saúde.
As terapias assistidas por animais são capazes de promover melhoras físicas, sociais, emocionais e cognitivas humanas.

 

crianças17
A Criança quando convive com animais torna-se mais autónoma.

Uma criança que convive com animais é normalmente mais autónoma, desenvolve a sua personalidade de uma maneira mais saudável, possuindo maior auto estima.

Mas antes de terminar este artigo gostaria de deixar esta mensagem :

Animais e crianças uma combinação perfeita que garante amor para toda vida.

Até breve

Milú e António

 aprende

2 Replies to “Qual Será a Importância do Animal na Vida da Criança?”

  1. Ache muito interesante o artigo..sin duda alguna e muito importante educar as criancas con empatia hacia os animais e la naturaleza…agudizando el instino para sobrevivir…sao el futuro..el mundo esta en sus manos….permita a su filho la companhia destes seres maravilhosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: